A pandemia da Covid-19 trouxe grandes mudanças para todo o mundo e tem exigido de toda a sociedade empatia, colaboração e agilidade nas ações de combate. Nesse momento, reafirmamos nosso cuidado com as pessoas e com o país, atuando a partir de três pilares: preservação da saúde de colaboradores, parceiros e comunidades; apoio à cadeia de valor e compromisso com importantes entregas para a sociedade.
Para antecipar demandas e cuidar melhor de todos, criamos um comitê estratégico corporativo e um comitê em cada obra, responsável por gerir e monitorar questões ligadas à pandemia do coronavírus. As lideranças foram capacitadas para coordenar equipes à distância e para utilizar ferramentas de interação e colaboração no trabalho em equipe.
Profissionais do grupo de risco foram mapeados, seguindo os critérios da OMS, receberam avaliação médica e, para preservar a saúde, foram afastados de suas atividades para assegurar o isolamento social. Colaboradores com sintomas ou com testes positivos para a Covid-19, são monitorados pela equipe de saúde e orientados para as práticas de prevenção da doença. Contratamos assistentes sociais e psicólogos para dar suporte a colaboradores e a seus familiares. Eles também têm acesso a atendimento médico remoto.
Cuidado em cada detalhe
Promoção de campanhas voltadas às medidas de prevenção;
Formação de equipe multidisciplinar de Apoio e Cuidado nas obras para reforçar ações de prevenção, controle e sensibilização. Além da orientação aos colaboradores em campo e acompanhamento de profissionais afastados, equipe presta apoio às famílias;
Monitoramento de possíveis sintomas por meio de checklist individual e aferição da temperatura antes do início das atividades;
Produção e entrega de máscaras reutilizáveis nas obras e na Sede, com distribuição de material de conscientização sobre a forma correta do uso do equipamento;
Conscientização sobre a forma correta de uso, armazenamento e higienização das máscaras;
Demarcações e orientações para distanciamento em todos os ambientes coletivos;
Disponibilização de álcool em gel 70° em todos os espaços comuns;
Redução do número de colaboradores por quarto de alojamento, reforço da higienização desses ambientes e suspensão de atividades coletivas;
Diminuição do número de passageiros por ônibus; ocupação intercalada das poltronas e marcação de distanciamento no ponto;
Refeições passaram a ser servidas em marmitex ou por equipe equipada com luvas e máscaras, capacitada quanto à prevenção de contaminação e distanciamento;
Aumento do distanciamento de mesas, instalação de protetores de acrílico e redução e redução do número de cadeiras nos refeitórios;
Parceria com startup para higienização de ambientes com tecnologia de micro aspersão;
Avaliação do estado de saúde de motoristas de veículos pesados que transportam insumos para as obras;
Restrição, por tempo indeterminado, de viagens nacionais e internacionais;
Realização de reuniões, preferencialmente, por videoconferência;
Implantação das Regras de Ouro do CONVIVA, programa interno para engajamento dos colaboradores em ações de prevenção obrigatórias.
Apoio a profissionais em regime de trabalho remoto
Envio de informativos de sensibilização para colaboradores em casa e suas famílias;
Realização de pesquisa e acompanhamento das lideranças sobre rotina de trabalho em home office, qualidade de entregas, equilíbrio das tarefas com vida doméstica, acesso a ferramentas de interação e internet;
Disponibilização de cadeiras de escritório aos colaboradores para oferecer mais bem-estar e condições ergonômicas adequadas;
Apoio individualizado da equipe de TI para acesso a ferramentas e otimização de conexão e performance da internet domiciliar.
Apoio a profissionais em regime de trabalho remoto
Envio de informativos de sensibilização para colaboradores em casa e suas famílias;
Realização de pesquisa e acompanhamento das lideranças sobre rotina de trabalho em home office, qualidade de entregas, equilíbrio das tarefas com vida doméstica, acesso a ferramentas de interação e internet;
Disponibilização de cadeiras de escritório aos colaboradores para oferecer mais bem-estar e condições ergonômicas adequadas;
Apoio individualizado da equipe de TI para acesso a ferramentas e otimização de conexão e performance da internet domiciliar.
No mês de abril, usamos nosso Chatbot (veja mais em Transformação Digital), para mobilizar 298 candidatos a vagas em nossas obras por meio de cadastro rápido e fácil feito pelo aplicativo WhatsApp, evitando a aglomeração de pessoas.
Em nossas redes sociais e site, disponibilizamos conteúdos sobre prevenção (veja a seguir). Uma cartilha infantil e um vídeo educativo foram preparados exclusivamente para os filhos de nossos colaboradores e outros materiais informativos são compartilhados constantemente com nosso time e prestadores de serviços.
Considerando o compromisso da CBM em entregar à sociedade obras essenciais e o papel de suporte das áreas administrativas nesta missão, um programa de retorno voluntário ao escritório, em Belo Horizonte, foi lançado. A proposta foi elaborada após minucioso estudo, levando em conta o cenário da pandemia no município e as recomendações de autoridades e especialistas em saúde.
Embora as instalações estivessem em total condições para o retorno de todos os colaboradores, o número de profissionais ao espaço foi limitado por escalas definidas pelas lideranças. Profissionais do grupo de risco receberam a recomendação de permanecer trabalhando remotamente.
Antes de sair de casa, o colaborador deve responder a um questionário por meio de aplicativo. Ele auxilia a identificar possíveis sintomas e, dependendo do resultado, o profissional recebe a validação para ir à Sede ou é orientado a permanecer em casa e a acionar a área de saúde.
Os colaboradores receberam uma cartilha com orientações de prevenção desde a saída de casa, trajeto, permanência no escritório e volta para o lar. O material ainda detalha medidas adotadas pela CBM para evitar contágios, como a desinfecção das áreas por micro aspersão, limpeza recorrente de pisos, mesas e bancadas, troca quinzenal de filtros de ar, aferição de temperatura e obrigatoriedade do uso de máscara nas dependências da empresa.
Com senso de urgência e atenta às prioridades da população, a CBM focou, inicialmente, seu investimento social em ações para fortalecer o sistema de saúde em Minas Gerais – seu estado de origem e com maior número de projetos ativos.
Doação de recursos para iniciativas da indústria mineira articuladas pela FIEMG | ||
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Expominas – Hospital de Campanha 768 leitos com respiradores, desafogando, assim, outros hospitais da região que possam estar superlotados com o aumento dos casos da Covid-19. |
Instituto Mário Penna Centro de Referência de Enfrentamento à Covid-19 José Rodrigo Machado Zica: Reativação de 60 leitos exclusivos. |
Hospital Mater Dei Betim/Contagem 180 leitos para tratamento a pacientes da Covid-19. |
Após utilização por pacientes do Hospital Mater Dei, a infraestrutura está sendo desmobilizada e os leitos redirecionados para outras unidades de saúde que necessitam dos itens:
Doação de respirador e protetores faciais para o Hospital São Vicente de Paulo de Itabirito (MG), via Consórcio Minas Mais;
Doação de kits de proteção para o Hospital da Baleia, hospital filantrópico em Belo Horizonte;
Doação de equipamentos médicos para a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG) – uso no Hospital de Campanha da cidade, que conta com leitos clínicos e de urgência para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e para casos leves com comorbidades.
Para aqueles que dividem conosco diariamente o compromisso de entregar com qualidade, no prazo e de forma diferenciada, dedicamos ações específicas, focadas no apoio a uma gestão saudável e forte para superação da crise. O cuidado com a nossa cadeia produtiva é um investimento na perenidade de negócios que promovem empregabilidade e acesso à renda para inúmeros brasileiros.
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