EXCELÊNCIA OPERACIONAL

Excelência operacional é ser referência na execução e geração de resultados nas obras, por meio de processos padronizados, integrados e automatizados, com indicadores e objetivos de desempenho bem definidos. 

  • Padronizar a operação e a gestão, privilegiando soluções ágeis e simples;
  • Fomentar rituais de gestão para engajamento e produtividade do time;
  • Gerir de forma sistêmica indicadores que agregam valor para o negócio e auxiliam na tomada de decisões;
  • Incentivar o protagonismo das lideranças na gestão preventiva e na análise de tendências;
  • Simplificar, automatizar e integrar projetos, trazendo ganhos de produtividade, aplicando tecnologias diversas e envolvendo a ponta dos processos.

Programa Req to Pay

Como forma de aprimorar os níveis de Governança e Sustentabilidade, uma equipe multidisciplinar tem revisado processos desde a requisição de um item ao seu pagamento. A solicitação de materiais e serviços passou a ser registrada pela ferramenta Sydle. A emissão de notas fiscais eletrônicas também passou a ser automática. Ao longo de 2019, 12 processos foram automatizados, com ganhos de rastreabilidade, agilidade e confiabilidade, aumentando também os níveis de governança destes processos.

 

O trabalho de revisão teve início em julho de 2019, quando identificamos que o tempo gasto entre o pedido e o início da compra podia durar, em média, quatro dias. Atualmente, os pedidos podem ser acompanhados de forma remota e em tempo real, com o uso de aparelhos com conexão à internet, como notebook e smartphones. 

Uma novidade em desenvolvimento para 2020 é a ferramenta de inteligência Netlex, que permite a automatização de contratos. A partir de uma base de dados, os documentos serão gerados, considerando as características específicas de cada serviço, como localidade, vigência e valor, e as implicações jurídicas e de compliance. Além de melhorar a gestão dos contratos, a Netlex permite a assinatura digital, conferindo praticidade, confiabilidade aos documentos e redução de custos com impressão, o que também apoia a sustentabilidade do negócio.

Já a área de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) tem planos de avançar na simplificação dos processos, transferindo cerca de 300 formulários para o meio digital e automatizando a coleta de dados na ponta.

A padronização das operações e sua digitalização permitem simplificações dos processos, trazendo ganhos de produtividade para as entregas, aspecto do princípio Excelência Operacional. Além disso, a iniciativa coloca em prática os pilares Ponta é Centro, ao envolver profissionais de diversas áreas na busca por melhores soluções; e Crescimento Sustentável, ao contribuir para melhor performance e confiabilidade de dados.

Concluímos em dezembro de 2019 a implantação de um núcleo de Data Analytics, responsável por automatizar indicadores e relatórios, agilizando assim a coleta e apuração de dados. A iniciativa garante a padronização, a segurança da informação e agilidade na tomada de decisão.

RESULTADOS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Para a Construtora Barbosa Mello, nada é mais importante que a vida das pessoas. Portanto, todas as atividades devem ser realizadas com os melhores padrões de segurança, seguindo todos os requisitos legais e contratuais relacionados à saúde e segurança. O comprometimento com os altos níveis de segurança e a proteção da vida do colaborador integram o princípio Crescimento Sustentável, reforçando nosso olhar estratégico para o tema. Nosso objetivo é zero incidente, garantindo nossa Excelência Operacional.

A cultura difundida é de sempre fazer o que é certo, mesmo que a opção pareça a mais difícil.

Investimos em equipamentos de ponta, a partir dos direcionamentos propostos pela Transformação Digital, e na capacitação dos colaboradores, seguindo preceitos de Engenharia de Gente. Contamos com Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional certificado pela norma internacional ISO 45001:2018. O acompanhamento constante das atividades e indicadores pela alta liderança e o exemplo dado por quem está na linha de comando se refletem na conquista de bons resultados na indústria da construção pesada e no reconhecimento dos clientes (veja mais a seguir, em Cuidar de quem faz a CBM: vida em primeiro lugar). Nos últimos dez anos, não registramos ocorrências de acidentes fatais. Em 2019, não foram registrados incidentes com lesões com gravidade para afastamento do colaborador de suas atividades e mantivemos baixos índices de absenteísmo.

Taxa de lesões¹

Classificação 2017 2018 2019
Lesões com afastamento 0,42 0,24 0
Acidentes com fatalidade 0 0 0

¹Taxa de frequência de lesões com afastamento multiplicada por 1 milhão de horas, dividida pelo total de horas trabalhadas no período. Inclui as lesões que geraram afastamento do trabalhador (não inclui Atendimento de Primeiros Socorros, Casos de Tratamento Médico e Trabalhos Restritos). Empregados de subempreiteiras não são contabilizados nos dados estatísticos da CBM.

Absenteísmo

Obras %
Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 0,47
Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 0,62
Canaã dos Carajás (PA) 1,25
Parauapebas (PA) 0,46
Nova Lima (MG) 0,61

Em 2019, celebramos a marca de 3,459 milhões de horas trabalhadas sem incidente com afastamento pessoal na obra de Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais.

Todas as nossas práticas são baseadas na Política de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) que reúne normas e procedimentos voltados à promoção da saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores. Considerando os princípios do Inova CBM, o trabalho desenvolvido tem os seguintes objetivos:

Crescimento Sustentável

Acidente Zero:

proteger a vida do colaborador.

Aprimorar a percepção de risco:

prevenir lesões e doenças ocupacionais.

Proteger o
meio ambiente:

garantir a utilização dos recursos naturais de forma consciente, equilibrando os pilares econômico, financeiro, ambiental e social.

Assegurar a qualidade dos serviços:

promover a satisfação dos clientes e sua fidelização.

Maximizar lucros:

assegurar a rentabilidade, com liquidez, aos acionistas.

Engenharia de Gente

Envolver
as lideranças:

garantir que o líder influencie seu liderado, pela prática do exemplo, no cumprimento dos padrões de QSMS. Desenvolver habilidades para mentorar, compartilhar conhecimento, performar e formar pessoas.

Formar
e desenvolver pessoas:

assegurar que as pessoas sejam capazes de fazer o trabalho certo, com engajamento em QSMS.

Transformação Digital

Identificar
e eliminar os desvios:

valorizar as lições aprendidas e evitar a repetição dos desvios de QSMS. Para isso, equipes multidisciplinares colaboram na busca de soluções.

Assegurar
infraestrutura adequada:

assegurar que as pessoas sejam capazes de fazer o trabalho certo, com engajamento em QSMS.

Mais saúde

Além do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), mantemos cuidados diferenciados com nossos colaboradores por meio de um Plano Anual de Campanhas de promoção à saúde. Em 2019, não houve registro de doenças ocupacionais. Em 2020, a empresa manteve o planejamento dos programas, mas incluiu adaptações devido à pandemia do novo coronavírus. Confira os detalhes em CBM Cuida.

CUIDAR DE QUEM FAZ A CBM: VIDA EM PRIMEIRO LUGAR

A proteção da vida de nossas equipes, a implementação de novas tecnologias e modos de fazer que promovam a eficiência das pessoas e a produtividade das obras, a criação de redes de transferência e conhecimento, com dinamismo, engajamento e a atuação sistêmica é o que conduz nossas iniciativas. 

 

Promovemos programas e ações que têm como foco eliminar os perigos e comportamentos que comprometam a saúde e a segurança de nossas equipes nas obras – o coração do nosso negócio. Em 2019, focamos na capacitação das lideranças que estão em campo, porque entendemos seu papel fundamental para disseminar e engajar os colegas na cultura da segurança. 

Matriz de comprometimento

Tendo a liderança como protagonista na gestão preventiva e na análise de tendências, a iniciativa se alinha também ao princípio Engenharia de Gente. Por meio da participação em atividades de prevenção contra acidentes, é promovido engajamento da alta direção aos demais gestores.

2019 Conceição do
Mato Dentro (MG) - Obra 1
Conceição do
Mato Dentro (MG) - Obra 2
Nova Lima Consolidado 2018 Consolidado 2019
Ações realizadas 3.719 2.219 327 2.568 3.697
Ações planejadas 3.725 2.238 396 2.586 3.773
Meta 95% 99,84% 99,15% 82,58% 99,30% 98,52%
Inspeções de bloqueios 158 84 12 86 254
Inspeções ambientais 121 50 10 38 181
Participação em Ordem Unida 524 276 104 1.201 904
Inspeções de alojamento 189 95 8 47 292
Reunião de QSMS com as lideranças 518 237 83 423 838
Registro Sistema Alerta 585 315 105 1.675 1.005
Patrulha segurança 152 66 5 54 223

Regras de Ouro e campanhas de Segurança e Saúde Ocupacional

Nas obras, a empresa utiliza como diretriz para o trabalho seguro da equipe, as 10 Regras de Ouro de QSMS. Elas abrangem desde aspectos ambientais, como a economia de recursos naturais, até normas de segurança, como procedimentos de bloqueio de fontes de energia, condução de veículos, trabalho com cargas suspensas, entre outros temas, que devem ser seguidos pelos profissionais e são sempre reforçados em treinamentos e campanhas educativas.

Sistema Alerta

Programa que desenvolve a percepção de riscos à medida que incentiva os colaboradores a identificar e tratar continuamente condições inseguras para o trabalho ou meio ambiente.

Sede Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 Nova Lima (MG) Parauapebas (PA) Consolidado 2018 Consolidado 2019
Incidente grave 0 0 0 0 0 0 0
Incidente leve 1 3 2 0 0 4 2
Incidente material 1 1 9 3 1 9 6
Quase acidente 2 23 108 4 0 121 16
Condições insegura/desvios 243 43.704 8.803 2.153 923 24.459 31.367
Total de trabalhadores (consolidado 12 meses) 2.837 15.636 8116 1.070 496 13.765 14.390
Meta de dois alertas por trabalhador N/A 100% 100% 100% 100% 100% 100%
Em 2020 a Ordem Unida, passou a ser conduzida com maior distanciamento entre os participantes, seguindo as orientações de prevenção à disseminação do coronavírus. 

Ordem Unida

Esse é o momento de preleção para planejar a jornada, um ritual de gestão para fomentar o engajamento e a produtividade, garantindo a entrega da Excelência Operacional por todo o time envolvido. O encarregado de obra conversa com os colaboradores sobre boas práticas de prevenção de acidentes; avalia se todos estão preparados para iniciar suas atividades, seguindo os padrões e normas de segurança; inspeciona a utilização adequada das ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPI); realiza a análise de risco da tarefa (ART), divulga os riscos e conscientiza sobre as medidas de controle. Ao final, todos repetem o grito de guerra: “Fazer o trabalho certo? Ok! Ok! Ok!”.

Sede Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1​ Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 Nova Lima (MG) Parauapebas (PA)​ Consolidado 2018 Consolidado 2019
Ordem Unida N/A 12.450 5.896 1.345 384 8.678 11.397
Equipes cadastradas N/A 25 19 10 18 29 43
Dias trabalhados N/A 498 309 124 66 558 439
Meta: 95% N/A 100% 100% 100% 97,21% 97,20% 99,85%

Equipe Segura

Auditoria mensal para verificar o engajamento dos encarregados de obras e suas equipes com os padrões de saúde, segurança e meio ambiente, incluindo a aplicação dos requisitos legais. A iniciativa está em consonância com Engenharia de Gente, que entre outros aspectos, orienta a avaliação e o reconhecimento com base no alinhamento com a cultura, princípios, performance em resultados, competências técnicas e comportamentais.

 

Entre os critérios de avaliação, estão o rigoroso atendimento à legislação; manutenção do índice de zero incidentes (com ou sem afastamento); a prática dos Programas 5S, Sistema Alerta e Ordem Unida; a avaliação do índice de absenteísmo e o cumprimento da meta de qualidade, compactuada em, no mínimo 95%. 

 

Para estimular o engajamento, desde 2018, a auditoria possui o formato de competição: grupos que alcançam mais de 85 pontos, em um total de 100, são premiados. 

Sede Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1​ Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 Nova Lima (MG) Parauapebas (PA) Consolidado 2018 Consolidado 2019
Equipes cadastradas N/A 585 105 31 9 333 397
Equipes avaliadas N/A 585 105 31 9 333 397
Equipes ≥ 85 pontos N/A 473 73 23 9 271 307

Operação Segura

Programa que monitora a operação de máquinas e a condução dos caminhões em atividades de terraplenagem, com foco na preservação da vida, dos equipamentos e do meio ambiente. Nossos times são incentivados a operar as máquinas e caminhões conforme os padrões dos fabricantes, normas técnicas, requisitos legais, exigências contratuais e procedimentos internos. Os profissionais que se destacam são reconhecidos.

Descrição Conceição do Mato Dentro
(MG) - Obra 1​
Nova Lima (MG) Parauapebas (PA)
Quantidade de operadores/motoristas contratados 2582 177 11
Quantidade de operadores/motoristas avaliados 2545 176 4
Meta 90% 98,44 99,46 84,09

Viagem Segura

Implantado em 2018, o programa monitora a condução de veículos que transportam colaboradores em viagens que ultrapassem 20 km de distância. Um profissional acompanha todo o percurso, verificando o cumprimento das regras de segurança. Em 2019, todas as viagens, independentemente da quilometragem, passaram a ser avaliadas:  

Quantidade de motoristas Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1​ Nova Lima (MG) Parauapebas (PA) Consolidado (2019)
Contratados 360 124 30 124
Avaliados 350 112 29 112
Meta (90%) 97,22% 90,32% 96,66% 90,32%
Distância monitorada (em km) 180.000 96.000 55.000 331.000

Freio frio

Essa iniciativa monitora a temperatura nos sistemas de freio dos veículos pesados em declives considerados críticos. As aferições são feitas com o caminhão carregado e em atividade, escolhido aleatoriamente, monitorado no mínimo uma vez durante o turno de trabalho, obedecendo às condições de segurança da via e do responsável pelo trabalho. 

Caso o resultado seja igual ou superior a 70°C, o equipamento é paralisado por 30 minutos e, neste período, é solicitada a presença do instrutor de operação para avaliação da operação do condutor.

Monitoramento de temperatura (cubo/rodas/pneu) Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1​​ Nova Lima (MG) Parauapebas (PA)
Avaliados 2700 454 30
Abaixo de 70° (aprovados) 2685 450 29
Acima de 70° (reprovados) 15 4 1

PitStop

Programa voltado para o controle de fadiga por sono. Ao longo dos acessos das obras, são estabelecidos postos de parada, permitindo ao motorista quebrar a rotina e utilizar seu direito de recusa, caso se sinta incapacitado para dar continuidade ao trabalho por cansaço. Nesta parada, o motorista faz uma pequena caminhada, pode beber água ou tomar um café.

Descrição Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1​​ Nova Lima (MG) Parauapebas (PA)
Quantidade de operadores/motoristas avaliados (teste de fadiga) 2700 454 30

Comissões

As comissões formais de saúde e segurança são compostas por representantes dos colaboradores e representantes da direção, sendo uma comissão em cada unidade. Os grupos colocam em prática o princípio Ponta é Centro, favorecendo a troca de experiências e conhecimento entre obras, entre obra e Sede e entre setores.

 

As equipes promovem o engajamento dos colaboradores na prevenção de acidentes e das doenças decorrentes do trabalho, seguindo cronogramas de agendamento e mapeamento de ações para prevenção, identificação, monitoramento e correção de desvios.
 

O percentual de membros da empresa nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) é estabelecido pela Norma Regulamentadora 05 (NR05).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)

Em 2019, a Sipat foi realizada em todas as obras e na Sede da Barbosa Mello, com enfoque na conscientização para prevenção de perdas e envolvimento de todos os colaboradores em ações lúdicas e informativas. 

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)

Em 2019, a Sipat foi realizada em todas as obras e na sede da Barbosa Mello, com enfoque na conscientização para prevenção de perdas e envolvimento de todos os colaboradores em ações lúdicas e informativas. 

Prêmio de Boas Práticas

Premiação interna anual para as equipes que se destacaram com as melhores práticas em Saúde e Segurança Ocupacional e Meio Ambiente (SSMA) na Sede e obras. Assim como o Equipe Segura, o Prêmio reforça os valores trazidos por Engenharia de Gente.

GESTÃO DE RISCOS

(GRI 102-30)

Os riscos associados às atividades da Barbosa Mello e ao seu setor de atuação foram mapeados pelos gestores de processos, com o apoio da área de Compliance, e os principais dizem respeito a:

  • Relacionamento com o poder público;
  • Procurações e poderes concedidos a representantes legais; 
  • Gestão de contenciosos;
  • Gestão de fundo fixo;
  • Relacionamentos comerciais;
  • Licitações, aquisições e contratações – medições de serviços;
  • Recebimento de clientes e pagamentos a fornecedores. 

Também foram contempladas análises críticas de Qualidade, Saúde e Segurança e Meio Ambiente – fatores intrínsecos à natureza do negócio da construção pesada. 

 

Em 2019, aprimoramos a gestão de riscos, fortalecendo a avaliação dos empreendimentos. Tendo em vista a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/18), foi constituído um Comitê de Segurança da Informação e Privacidade de Dados. Ao longo do ano, o grupo multidisciplinar se reuniu para avaliar os requisitos da legislação e impactos na CBM e para definir ações para mitigação de possíveis riscos.

Auditoria interna

No quarto trimestre, ocorreu mais uma auditoria interna do SGCA, integrada ao Sistema de Gestão de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (SGQSMS), com base nas normas ISO 37001:2016 e ISO 19600:2014 e em aspectos econômico-financeiros. A avaliação possibilitou a otimização de todos os processos e o desempenho dos Sistemas de Gestão foi considerado excelente em todos os sites.

A prática promove a gestão sistêmica dos resultados da empresa, permitindo a construção de indicadores que agregam valor para o negócio e auxiliam na tomada de decisão, fatores fundamentais à Excelência Operacional.

 

DENÚNCIAS E PRÁTICAS DISCIPLINARES

Oferecemos um Canal de Denúncias para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas que violem nosso Código de Ética e Conduta, os requisitos legais ou os dos clientes. O canal está disponível a todas as partes interessadas que se relacionam com a empresa: clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, governos e sociedade. As denúncias são recebidas, registradas e analisadas com apoio de uma empresa especializada e independente. Temos como diretriz garantir o sigilo dos denunciantes e a não retaliação àqueles que realizam denúncias de boa-fé.

 

De forma preventiva e em consonância com aspectos do princípio Engenharia de Gente – como o trabalho em redes de aprendizado técnico e comportamental, protagonismo e sendo de urgência –, promovemos planos de desenvolvimento individual e campanhas de reforço sobre o tema, em todos os nossos sites, vinculando o assunto aos princípios e diretrizes do Código de Ética e Conduta da CBM. 

 

Essa rede de engajamento de colaboradores vai amadurecendo o protagonismo de cada um na consolidação de resultados, da imagem e do futuro da empresa, premissas originárias da Ponta é Centro.

 

Em 2019, recebemos e apuramos 164 relatos no Canal de Denúncias.

CATEGORIZAÇÃO RELATOS

Entenda o processo do canal de denúncias e práticas disciplinares

PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES

Realizar entregas de qualidade, no prazo e com segurança é o compromisso que nos move. Todos os dias nos dedicamos cada vez mais para fazer o melhor, conquistando o reconhecimento de clientes e da sociedade, em geral.

Prêmios 2019

Finalista
do Prêmio ODS

da Rede Brasil do Pacto Global, uma iniciativa da ONU.

Prêmio Proteção
Brasil 2019,

AccuGrade, tecnologia adotada para automação em obra da em Conceição do Mato Dentro, foi vencedora na categoria Segurança de Máquina e Equipamentos.

Prêmio Obras de
Engenharia do ano

Consórcio HTBM foi reconhecido pelo trabalho de ampliação e modernização do Porto Alegre Airport.

13ª colocada no Ranking engenharia brasileira 2019:

critério foi receita bruta das empresas 2018.

5ª melhor empresa do segmento construção civil

na dimensão Pessoas pelo anuário Época Negócios 360°.

Certificações

Recomendação
ISO 45001
Saúde e Segurança
Ocupacional: empresa
teve nota de excelência
para a documentação
apresentada

Manutenção do atestado de conformidade de Compliance (ISO 19600)
e antissuborno (ISO 37001)

ISO 9001:2015
Sistema de Gestão da
Qualidade

PBQP-H
Sistema de Acreditação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (no escopo de Obras Viárias, Saneamento Básico e Obras de Arte Especiais)

ISO 14001:2015
Gestão Ambiental

INOVA CBM É TRANSVERSALIDADE

O princípio Excelência Operacional também é parte integrante de outras iniciativas. 

  • Durante o desenvolvimento dos equipamentos não tripulados, revisamos uma série de padrões para torná-los mais simples, seguros e que permitissem uma gestão mais ágil e ganhos de produtividade. A tecnologia aplicada à excelência operacional foi desenhada com a participação da ponta e os detalhes podem ser conferidos em Transformação Digital 
  • Com o Programa de Desenvolvimento de Encarregados e coaching para gerentes de contrato e superintendentes, temos incentivado as lideranças a assumirem o papel de protagonista na gestão da equipe e no alcance de melhores índices de produtividade. Conheça as iniciativas em Engenharia de Gente
  • O time de Compliance também têm colocado em prática o princípio Excelência Operacional ao buscar padrões de operação e implementar rituais de gestão que fomentam o engajamento e a produtividade. Veja em Crescimento Sustentável.