Grande rede de transferência de conhecimento e energia que ativa a nossa cultura. Pessoas que geram resultados excepcionais e que são reconhecidas pelas suas contribuições.
O princípio Engenharia de Gente é adotado por um time que ensina e aprende o tempo todo. Ele é construído a partir de:
VEJA TAMBÉM: CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL, EXCELÊNCIA OPERACIONAL, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E PONTA É CENTRO.
A Barbosa Mello foi eleita a quinta melhor empresa do segmento Construção Civil, na dimensão Pessoas, pelo anuário Época Negócios 360°. A publicação visa a disseminar as melhores práticas de mercado em seis dimensões: Desempenho financeiro, Pessoas, Sustentabilidade, Inovação, Governança corporativa e Visão de futuro. Elaborada em parceria com a Fundação Dom Cabral e com a Boa Vista Serviços, a edição de 2019 conta com um ranking de 363 companhias.
Na categoria Pessoas, foram avaliados aspectos como modelo de gestão, transformação digital, clima organizacional, comunicação, recrutamento e seleção, treinamento, remuneração e benefícios, diversidade, avaliação de desempenho e composição do quadro de colaboradores.
Atuamos para oferecer as melhores condições de trabalho, capacitação, benefícios e segurança para nossos profissionais, garantindo um ambiente respeitoso, que acolha a diversidade e incentive o crescimento profissional.
Perfil dos colaboradores da Construtora Barbosa Mello
TOTAL COLABORADORES | GÊNERO | IDADE 51 + | PCD | |||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PRÓPRIOS | TERCEIROS | HOMENS | MULHERES | HOMENS | MULHERES | |||
CBM* | 1569 | 55 | 1409 | 160 | 270 | 21 | 86 |
*Número médio de colaboradores da Sede e de todas as obras próprias da CBM em 2019. Todos os colaboradores próprios da Barbosa Mello são vinculados a sindicatos, de acordo com cada região onde a empresa atua.
O turnover da construção pesada é maior se comparado a outros setores devido à mobilização e à desmobilização de pessoal, conforme entrada de projetos e tempo de execução dos contratos. Na Sede, a média de turnover em 2019 foi de 1,32%. O índice foi menor que o registrado em 2018, 2,49%.
Cuidamos das pessoas que integram a equipe desde o início do processo seletivo até um eventual desligamento. Ao ingressar na empresa, todos os profissionais participam do Programa de Integração, que inclui treinamentos e o reforço da nossa história, missão, visão e valores, além do direcionamento estratégico do Inova CBM e treinamentos específicos das áreas.
Nos processos de desmobilização, nossos gestores estão preparados para lidar com situações de fragilidade, garantindo um olhar humanizado e respeitoso. Quem deixa a empresa recebe orientações sobre planejamento financeiro; benefícios a que tem direito e informações que possam facilitar a recolocação profissional, como dicas para entrevistas de emprego, elaboração de currículo e busca de vagas. Essa é uma das formas de colocar em prática nosso princípio Crescimento Sustentável: atuar para a construção de um legado nas comunidades, a partir de posicionamentos éticos e respeitosos que estejam alinhados à cultura CBM e fortaleçam nossa imagem e reputação.
Colaboradores por filial*
FILIAL | TOTAL |
---|---|
SEDE - BELO HORIZONTE | 283 |
ESCRITÓRIO DE SÃO PAULO | 2 |
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO (MG) | 946 |
NOVA LIMA (MG) | 107 |
PARAUAPEBAS (PA) | 221 |
OBRAS FINALIZADAS | 10 |
Total | 1569 |
*Número médio de colaboradores da Sede e de todas as obras próprias da CBM em 2019
Turnover em 2019
OBRAS¹ | Sede CBM | ||||
---|---|---|---|---|---|
Admitidos | Demitidos | Média turnover anual² | Admitidos | Demitidos | Média turnover anual |
822 | 2.126 | 4,49% | 41 | 45 | 1,32% |
¹Obras em andamento em 2019.
² Houve o aumento de turnover em abril (9,83%) e maio (11,36%) devido às desmobilizações de obras em Minas Gerais e no Pará.
Abertura SAP
Iniciado em janeiro de 2019. O projeto está em funcionamento e, atualmente, conta com o desenvolvimento de novas funcionalidades.
Automação da abertura de vagas necessárias para aumento de quadro na empresa, parametrizado por tipo de função e filial.
- Automatização do acompanhamento dos processos seletivos;
- Visualização de todos os candidatos, por etapa. Armazenamento de histórico, formulários e documentos de cada etapa.
- Eliminação do uso de documentos físicos;
- Mais segurança e rastreabilidade para o processo;
- Acompanhamento das lideranças de forma online pelo Power BI.
Processo seletivo
Iniciado em setembro de 2019. O projeto está em fase de implantação na produção.
Automação na abertura de processos seletivos da empresa, permitindo a visualização de todos os candidatos e em qual etapa estão.
- Automatização do processo de abertura de vagas, com processo de aprovação por alçada e parametrização da necessidade de treinamentos, exames e riscos, conforme função;
- Ganho de velocidade nas etapas de aprovação;
- Eliminação do uso de documentos físicos;
- Mais segurança e rastreabilidade para o processo.
Admissão de pessoal
Iniciado em abril de 2019. O projeto está em fase de implantação na produção.
Automação do preenchimento de formulários para admissão de pessoal, vinculando com a admissão feita no sistema Protheus.
- Processo de admissão é iniciado automaticamente após término das etapas da seleção;
- Ganho de velocidade no preenchimento das informações sobre o colaborador;
- Eliminação do uso de documentos físicos;
- Mais segurança e rastreabilidade para o processo.
Dossiê de Colaborador
Iniciado em abril de 2019. O projeto já está em funcionamento.
Armazenamento eletrônico de documentos de colaboradores e profissionais desligados.
- Mais segurança e rastreabilidade de documentos;
- Facilidade em organizar e buscar documentação;
- Eliminação de dossiê físico;
- O dossiê digital acompanha o colaborador conforme ocorre a transferência.
Transferência de Pessoal
Iniciado em julho de 2019. O projeto já está em funcionamento e passa pelo desenvolvimento de novas funcionalidades.
Automação do processo de transferência de um colaborador para outras filiais da empresa.
- Criação de vínculo automático com o sistema Protheus;
- Processo com aprovação em alçadas;
- Ganho de velocidade no preenchimento de informações;
- Mais segurança e rastreabilidade das informações;
- Validação de regras para realizar a transferência.
Nossos colaboradores e seus familiares contam com uma série de benefícios que contribuem para sua qualidade de vida. A carteira de serviços varia conforme as exigências das convenções coletivas ou acordos coletivos nas localidades em que atuamos e é um importante instrumento para atração e retenção de talentos.
casa nova
Em 2019, dêmos um importante passo para a integração das equipes e processos: consolidamos nossa mudança para a nova Sede, localizada na Savassi, área comercial de destaque em Belo Horizonte. A região é próxima a bancos, centros comerciais e restaurantes, o que facilita o contato com possíveis parceiros e clientes, bem como o acesso dos colaboradores a diversos serviços em seus horários de intervalo.
Um dos destaques é a nova dinâmica de trabalho proporcionada por um escritório sem barreiras físicas entre os setores, mais moderno e tecnológico. Essas características incentivam a mudança de mentalidade na forma como os colaboradores percebem e aplicam a inovação na rotina. A configuração fortalece a cultura CBM e o princípio Ponta é Centro, facilita a criação de uma rede de colaboradores engajados, a troca de informações e incentiva a criatividade, inovação e construção de soluções.
Outros aspectos também colaboram para o bem-estar das equipes:
Durante dois meses após a transferência para o novo espaço, os colaboradores puderam recorrer a um Comitê da Mudança, grupo formado para orientar os colegas sobre a estrutura disponível ou em relação à adaptação a procedimentos. Além disso, os profissionais receberam um guia, desenvolvido a partir do alinhamento com representantes de todas as áreas da empresa. O material trazia dicas de uso do espaço, orientações sobre boa convivência e segurança, por exemplo.
Em novembro de 2019, os colaboradores da Sede, em Belo Horizonte (MG), ganharam uma facilidade para suas refeições no ambiente da empresa. No local, há uma estação de autosserviço, em que os profissionais podem adquirir lanches rápidos e saudáveis como sucos, sanduíches, saladas, chips e castanhas.
Além de incentivar uma alimentação mais equilibrada, a iniciativa reforça valores cultivados por Compliance, ao oferecer um ambiente de autonomia para escolher, fazer o pagamento e levar o produto.
Serviço temporariamente suspenso em função da pandemia.
Investir nas pessoas é fundamental para criarmos uma rede robusta de profissionais transformadores e protagonistas, características fundamentais ao princípio Engenharia de Gente. Uma das formas de valorizar nossa equipe é ofertar capacitação de qualidade, assegurando oportunidades de evolução ao profissional e o consequente alcance de resultados extraordinários.
Horas de treinamento
Número de Horas de Treinamento | 106.189,84 |
---|---|
Efetivo Treinado* | 3.282 |
Média Horas Treinamento | 32,4 |
*O número referente ao efetivo treinado é diferente do total de colaboradores devido às admissões e desligamentos ao longo de 2019.
Horas de treinamento por categoria funcional
Estratégico | Estratégico - empresarial | Empresarial operacional | Operacional | |
---|---|---|---|---|
Número de horas de treinamento | 36,33 | 855,62 | 8491,7 | 96.806,19 |
Efetivo | 6 | 25 | 312 | 3.908,00 |
Média Horas Treinamento | 6,06 | 34,2 | 27,22 | 24,8 |
Ao longo de 2019, demos início a um programa de coaching para gerentes de contrato e superintendentes. Realizamos atividades para promoção do autoconhecimento e trabalhamos as competências ligadas à liderança e gestão. Desde então, os profissionais recebem acompanhamento para se destacarem em todos os princípios do Inova CBM.
Outra iniciativa de destaque foi a elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), junto à equipe de Manutenção das obras em Nova Lima (MG). A proposta visou a estimular competências e a agregar conhecimentos, com foco no crescimento do colaborador dentro do projeto.
Preparar quem está na linha de frente é essencial para alavancar o engajamento das equipes e obter resultados. Por isso, em 2019, 11 encarregados, também das obras de Nova Lima (MG), integraram a turma piloto do Programa de Desenvolvimento de Encarregados (PDE). O foco é aprimorar junto às lideranças as ferramentas para a gestão de pessoas, cultivando o sentimento de protagonismo e alcançando ganhos de produtividade, aspectos importantes para o princípio Excelência Operacional.
O uso dos equipamentos não tripulados nesta obra e a consequente necessidade de simplificar, integrar e automatizar os processos pede um novo olhar das lideranças e do que é estar em campo, tendo em vista que as máquinas são operadas à distância. Por isso, o treinamento é abrangente, contemplando o papel do gestor nas atividades, a relação do líder com a equipe, gestão de processos, cultura CBM e diretrizes do Inova CBM. Também fazem parte da qualificação temas de QSMS, 5S, coleta seletiva, riscos laborais, remuneração, conteúdos jurídicos e sobre legislação.
A proposta deve ser ampliada para outros projetos em Minas Gerais e no Pará.
Conheça outras iniciativas voltadas para a capacitação, valorização da diversidade e formação de novos talentos:
Programa Integrar
Em parceria com o Instituto Ester Assumpção, criamos estratégias e colocamos em prática ações para a inclusão, retenção e desenvolvimento de Pessoas com Deficiência (PCDs). A equipe de Recursos Humanos é capacitada para avaliar as especialidades dos candidatos com deficiência, trazendo ganhos para o processo de atração e seleção desses profissionais.
Mais do que gerar emprego, nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, por meio de palestras e iniciativas de sensibilização sobre o tema ao longo do ano, e garantir que nossas instalações estejam equipadas com as adaptações necessárias para acessibilidade.
Além disso, por meio do Programa, a empresa recebe jovens de 16 a 18 anos, que estejam estudando ou que tenham concluído o ensino médio, para atuarem como Aprendizes. Os profissionais que são tutores no programa passam por formação e treinamento para lidar com esses jovens e acompanhá-los de forma mais adequada.
As iniciativas estão alinhadas ao princípio Crescimento Sustentável, contribuindo para a criação de importante legado nas comunidades em que atuamos e para o equilíbrio dos pilares econômico, financeiro e social.
Em 2019, contamos com 77 jovens aprendizes em nosso time.
Programa de estágio
A iniciativa propõe um Roteiro de Estágio, estabelecendo os passos a serem seguidos pelo estagiário na empresa, incluindo ações como processo de integração, reuniões com a diretoria e presidência, palestras técnicas e comportamentais. O objetivo é favorecer a educação pelo trabalho, desenvolver o espírito de empresário (dono), os conhecimentos técnicos, comportamentais e a visão do todo.
O percurso de aprendizado é acompanhado por um tutor da empresa, que monitora a evolução do estagiário e direciona suas atividades de forma alinhada aos objetivos da CBM.
Em 2020, o programa passou por mudanças e está sendo redesenhado em parceria com uma consultoria. Esse é uma das iniciativas do Gente Inova (veja a seguir).
Programa Jovens Profissionais
Destinado a estagiários ou profissionais recém-formados selecionados pelas áreas e direção. A iniciativa busca contribuir com o crescimento dos profissionais e com sua performance em um ambiente que proporciona desafios motivadores. Essa também é uma maneira de formar talentos com potencial para seguirem com as carreiras dentro da CBM, de forma alinhada ao planejamento estratégico e à visão de futuro da empresa.
Em busca de soluções ágeis e que agreguem diferentes tipos de conhecimento, passamos a adotar em nossa rotina a formação de Squads. Nesse modelo, comumente aplicado em Startups, uma equipe composta por profissionais de diversas áreas se debruça sobre uma única entrega. O objetivo é que a equipe desenvolva, de forma autônoma, soluções para o negócio, sob a perspectiva de diferentes áreas.
A metodologia permite entregas de qualidade em curto prazo e incentiva o protagonismo dos colaboradores que compõem a equipe. Apesar de cada grupo ter um líder responsável, o Project Owner, todos os integrantes devem contribuir com sua visão e experiência. O processo de desenvolvimento da solução ainda fomenta o aprimoramento da comunicação e amplia o horizonte de oportunidades de atuação do profissional.
Esse modelo de trabalho se conecta com o princípio Transformação Digital, que preconiza novas formas de pensar e fazer, a formação de equipes multidisciplinares para busca de soluções, bem como a eficiência das pessoas e produtividade das obras.
Nesse novo momento da empresa, temos a comunicação como uma grande catalisadora das mudanças. Fortalecer as redes de integração, dar visibilidade às boas iniciativas e reconhecer as pessoas é fundamental. Internamente, estamos trabalhando para melhorar nossos processos, com foco no protagonismo das equipes, com fluxos de informação mais fluidos e descentralizados.
O movimento também ocorre para fora da empresa. Exemplo disso é o lançamento do perfil da Barbosa Mello no Instagram (@construtorabarbosamello). A página reúne conteúdos que reforçam nossa imagem junto aos diversos públicos, nos apresentando de forma clara e com leveza.
A nova estratégia está diretamente ligada ao pilar Crescimento Sustentável, ao contribuir para a reputação da empresa. É parte da nossa cultura apresentar de forma clara nossos posicionamentos e ações no setor, bem como as responsabilidades sociais e ambientais que assumimos.
Reforçando o princípio Ponta é Centro, estruturamos dentro da equipe de Recursos Humanos a função de analista Business Partner (BP). O profissional atua como um consultor interno de RH nas obras e nas áreas da Sede, oferecendo suporte e capacitação aos gestores, escutando as principais necessidades da equipe, reforçando a cultura e diretrizes corporativas, desenvolvendo soluções junto ao grupo e provendo ações de clima. Esse elo favorece a criação de soluções a quatro mãos, envolvendo equipes da obra e do Corporativo.
Ciclo de atuação no modelo Business Partner
Evoluir a cultura por meio de pessoas preparadas, conectadas e transformadoras: essa é a proposta do Gente Inova, projeto lançado em 2020. O objetivo é olhar de forma sistematizada para a Gestão de Pessoas da CBM, trazendo um novo patamar de atuação com Gente, por meio de um movimento estruturado e coordenado. O trabalho trará frutos a curto, médio e longo prazos para a evolução da cultura da empresa.
Para isso, colocamos em prática o princípio Engenharia de Gente, transformando nosso cotidiano pelas pessoas. Com trabalho em rede, protagonismo, visão sistêmica e construção coletiva, a Barbosa Mello se move para o futuro, fazendo a jornada. Nesse contexto, os compromissos individuais dão origem às entregas coletivas. É o fazer acontecer.
Pessoas que ensinam e aprendem todo o tempo. Formam uma grande rede de transferência de conhecimento e energia que ativa a nossa cultura. Geram resultados excepcionais e são reconhecidas pelas suas contribuições.
Fortalecer a cultura e os líderes CBM por meio de ações profundas e alinhadas ao Inova CBM, da proximidade das áreas RH, Comunicação e Sustentabilidade e de soluções customizadas e eficientes.
Olhar de forma SISTEMATIZADA para Gestão de Pessoas, trazendo um novo patamar de atuação com Gente, através de um movimento estruturado e coordenado, mobilizando a empresa para que esse não seja um projeto da área de RH, trazendo novas referências e desenvolvendo os líderes.
CICLO DE 3 ANOS: AÇÕES PREVISTAS PARA ATÉ 2022
35 iniciativas mapeadas. Desse total, 8 serão priorizadas em 2020 e 5 terão apoio de uma consultoria especializada.
INICIATIVAS PRIORIZADAS PARA 2020
1.Formalizar o que é a cultura CBM
2. Construção do “Jeito de Ser CBM”
3. Definição do modelo de atuação RH
4. Definição do Ciclo de Gestão de Gente
5. Programa jovens profissionais
6. E-CBM | Escola de formação
7. Construir uma grade de treinamentos unificada CBM
8. Desenho do processo e política de atração e seleção
FORMALIZAR O QUE É A CULTURA CBM E ESTRUTURAR O MODELO DE AÇÃO DO RH SÃO AS INICIATIVAS QUE DÃO BASE AO PROJETO.
O princípio Engenharia de Gente também é parte integrante de outras iniciativas.
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