Excelência operacional é ser referência na execução e geração de resultados nas obras, por meio de processos padronizados, integrados e automatizados, com indicadores e objetivos de desempenho bem definidos.
Como forma de aprimorar os níveis de Governança e Sustentabilidade, uma equipe multidisciplinar tem revisado processos desde a requisição de um item ao seu pagamento. A solicitação de materiais e serviços passou a ser registrada pela ferramenta Sydle. A emissão de notas fiscais eletrônicas também passou a ser automática. Ao longo de 2019, 12 processos foram automatizados, com ganhos de rastreabilidade, agilidade e confiabilidade, aumentando também os níveis de governança destes processos.
O trabalho de revisão teve início em julho de 2019, quando identificamos que o tempo gasto entre o pedido e o início da compra podia durar, em média, quatro dias. Atualmente, os pedidos podem ser acompanhados de forma remota e em tempo real, com o uso de aparelhos com conexão à internet, como notebook e smartphones.
Uma novidade em desenvolvimento para 2020 é a ferramenta de inteligência Netlex, que permite a automatização de contratos. A partir de uma base de dados, os documentos serão gerados, considerando as características específicas de cada serviço, como localidade, vigência e valor, e as implicações jurídicas e de compliance. Além de melhorar a gestão dos contratos, a Netlex permite a assinatura digital, conferindo praticidade, confiabilidade aos documentos e redução de custos com impressão, o que também apoia a sustentabilidade do negócio.
Concluímos em dezembro de 2019 a implantação de um núcleo de Data Analytics, responsável por automatizar indicadores e relatórios, agilizando assim a coleta e apuração de dados. A iniciativa garante a padronização, a segurança da informação e agilidade na tomada de decisão.
Para a Construtora Barbosa Mello, nada é mais importante que a vida das pessoas. Portanto, todas as atividades devem ser realizadas com os melhores padrões de segurança, seguindo todos os requisitos legais e contratuais relacionados à saúde e segurança. O comprometimento com os altos níveis de segurança e a proteção da vida do colaborador integram o princípio Crescimento Sustentável, reforçando nosso olhar estratégico para o tema. Nosso objetivo é zero incidente, garantindo nossa Excelência Operacional.
A cultura difundida é de sempre fazer o que é certo, mesmo que a opção pareça a mais difícil.
Classificação | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Lesões com afastamento | 0,42 | 0,24 | 0 |
Acidentes com fatalidade | 0 | 0 | 0 |
¹Taxa de frequência de lesões com afastamento multiplicada por 1 milhão de horas, dividida pelo total de horas trabalhadas no período. Inclui as lesões que geraram afastamento do trabalhador (não inclui Atendimento de Primeiros Socorros, Casos de Tratamento Médico e Trabalhos Restritos). Empregados de subempreiteiras não são contabilizados nos dados estatísticos da CBM.
Obras | % |
---|---|
Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 | 0,47 |
Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 | 0,62 |
Canaã dos Carajás (PA) | 1,25 |
Parauapebas (PA) | 0,46 |
Nova Lima (MG) | 0,61 |
Em 2019, celebramos a marca de 3,459 milhões de horas trabalhadas sem incidente com afastamento pessoal na obra de Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais.
Todas as nossas práticas são baseadas na Política de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) que reúne normas e procedimentos voltados à promoção da saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores. Considerando os princípios do Inova CBM, o trabalho desenvolvido tem os seguintes objetivos:
proteger a vida do colaborador.
prevenir lesões e doenças ocupacionais.
garantir a utilização dos recursos naturais de forma consciente, equilibrando os pilares econômico, financeiro, ambiental e social.
promover a satisfação dos clientes e sua fidelização.
assegurar a rentabilidade, com liquidez, aos acionistas.
garantir que o líder influencie seu liderado, pela prática do exemplo, no cumprimento dos padrões de QSMS. Desenvolver habilidades para mentorar, compartilhar conhecimento, performar e formar pessoas.
assegurar que as pessoas sejam capazes de fazer o trabalho certo, com engajamento em QSMS.
valorizar as lições aprendidas e evitar a repetição dos desvios de QSMS. Para isso, equipes multidisciplinares colaboram na busca de soluções.
assegurar que as pessoas sejam capazes de fazer o trabalho certo, com engajamento em QSMS.
Além do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), mantemos cuidados diferenciados com nossos colaboradores por meio de um Plano Anual de Campanhas de promoção à saúde. Em 2019, não houve registro de doenças ocupacionais. Em 2020, a empresa manteve o planejamento dos programas, mas incluiu adaptações devido à pandemia do novo coronavírus. Confira os detalhes em CBM Cuida.
A proteção da vida de nossas equipes, a implementação de novas tecnologias e modos de fazer que promovam a eficiência das pessoas e a produtividade das obras, a criação de redes de transferência e conhecimento, com dinamismo, engajamento e a atuação sistêmica é o que conduz nossas iniciativas.
Promovemos programas e ações que têm como foco eliminar os perigos e comportamentos que comprometam a saúde e a segurança de nossas equipes nas obras – o coração do nosso negócio. Em 2019, focamos na capacitação das lideranças que estão em campo, porque entendemos seu papel fundamental para disseminar e engajar os colegas na cultura da segurança.
Tendo a liderança como protagonista na gestão preventiva e na análise de tendências, a iniciativa se alinha também ao princípio Engenharia de Gente. Por meio da participação em atividades de prevenção contra acidentes, é promovido engajamento da alta direção aos demais gestores.
2019 |
Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 |
Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 |
Nova Lima | Consolidado 2018 | Consolidado 2019 |
---|---|---|---|---|---|
Ações realizadas | 3.719 | 2.219 | 327 | 2.568 | 3.697 |
Ações planejadas | 3.725 | 2.238 | 396 | 2.586 | 3.773 |
Meta 95% | 99,84% | 99,15% | 82,58% | 99,30% | 98,52% |
Inspeções de bloqueios | 158 | 84 | 12 | 86 | 254 |
Inspeções ambientais | 121 | 50 | 10 | 38 | 181 |
Participação em Ordem Unida | 524 | 276 | 104 | 1.201 | 904 |
Inspeções de alojamento | 189 | 95 | 8 | 47 | 292 |
Reunião de QSMS com as lideranças | 518 | 237 | 83 | 423 | 838 |
Registro Sistema Alerta | 585 | 315 | 105 | 1.675 | 1.005 |
Patrulha segurança | 152 | 66 | 5 | 54 | 223 |
Nas obras, a empresa utiliza como diretriz para o trabalho seguro da equipe, as 10 Regras de Ouro de QSMS. Elas abrangem desde aspectos ambientais, como a economia de recursos naturais, até normas de segurança, como procedimentos de bloqueio de fontes de energia, condução de veículos, trabalho com cargas suspensas, entre outros temas, que devem ser seguidos pelos profissionais e são sempre reforçados em treinamentos e campanhas educativas.
Programa que desenvolve a percepção de riscos à medida que incentiva os colaboradores a identificar e tratar continuamente condições inseguras para o trabalho ou meio ambiente.
Sede | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 | Nova Lima (MG) | Parauapebas (PA) | Consolidado 2018 | Consolidado 2019 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Incidente grave | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Incidente leve | 1 | 3 | 2 | 0 | 0 | 4 | 2 |
Incidente material | 1 | 1 | 9 | 3 | 1 | 9 | 6 |
Quase acidente | 2 | 23 | 108 | 4 | 0 | 121 | 16 |
Condições insegura/desvios | 243 | 43.704 | 8.803 | 2.153 | 923 | 24.459 | 31.367 |
Total de trabalhadores (consolidado 12 meses) | 2.837 | 15.636 | 8116 | 1.070 | 496 | 13.765 | 14.390 |
Meta de dois alertas por trabalhador | N/A | 100% | 100% | 100% | 100% | 100% | 100% |
Esse é o momento de preleção para planejar a jornada, um ritual de gestão para fomentar o engajamento e a produtividade, garantindo a entrega da Excelência Operacional por todo o time envolvido. O encarregado de obra conversa com os colaboradores sobre boas práticas de prevenção de acidentes; avalia se todos estão preparados para iniciar suas atividades, seguindo os padrões e normas de segurança; inspeciona a utilização adequada das ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPI); realiza a análise de risco da tarefa (ART), divulga os riscos e conscientiza sobre as medidas de controle. Ao final, todos repetem o grito de guerra: “Fazer o trabalho certo? Ok! Ok! Ok!”.
Sede | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 | Nova Lima (MG) | Parauapebas (PA) | Consolidado 2018 | Consolidado 2019 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Ordem Unida | N/A | 12.450 | 5.896 | 1.345 | 384 | 8.678 | 11.397 |
Equipes cadastradas | N/A | 25 | 19 | 10 | 18 | 29 | 43 |
Dias trabalhados | N/A | 498 | 309 | 124 | 66 | 558 | 439 |
Meta: 95% | N/A | 100% | 100% | 100% | 97,21% | 97,20% | 99,85% |
Auditoria mensal para verificar o engajamento dos encarregados de obras e suas equipes com os padrões de saúde, segurança e meio ambiente, incluindo a aplicação dos requisitos legais. A iniciativa está em consonância com Engenharia de Gente, que entre outros aspectos, orienta a avaliação e o reconhecimento com base no alinhamento com a cultura, princípios, performance em resultados, competências técnicas e comportamentais.
Entre os critérios de avaliação, estão o rigoroso atendimento à legislação; manutenção do índice de zero incidentes (com ou sem afastamento); a prática dos Programas 5S, Sistema Alerta e Ordem Unida; a avaliação do índice de absenteísmo e o cumprimento da meta de qualidade, compactuada em, no mínimo 95%.
Para estimular o engajamento, desde 2018, a auditoria possui o formato de competição: grupos que alcançam mais de 85 pontos, em um total de 100, são premiados.
Sede | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 2 | Nova Lima (MG) | Parauapebas (PA) | Consolidado 2018 | Consolidado 2019 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Equipes cadastradas | N/A | 585 | 105 | 31 | 9 | 333 | 397 |
Equipes avaliadas | N/A | 585 | 105 | 31 | 9 | 333 | 397 |
Equipes ≥ 85 pontos | N/A | 473 | 73 | 23 | 9 | 271 | 307 |
Programa que monitora a operação de máquinas e a condução dos caminhões em atividades de terraplenagem, com foco na preservação da vida, dos equipamentos e do meio ambiente. Nossos times são incentivados a operar as máquinas e caminhões conforme os padrões dos fabricantes, normas técnicas, requisitos legais, exigências contratuais e procedimentos internos. Os profissionais que se destacam são reconhecidos.
Descrição |
Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 |
Nova Lima (MG) | Parauapebas (PA) |
---|---|---|---|
Quantidade de operadores/motoristas contratados | 2582 | 177 | 11 |
Quantidade de operadores/motoristas avaliados | 2545 | 176 | 4 |
Meta 90% | 98,44 | 99,46 | 84,09 |
Implantado em 2018, o programa monitora a condução de veículos que transportam colaboradores em viagens que ultrapassem 20 km de distância. Um profissional acompanha todo o percurso, verificando o cumprimento das regras de segurança. Em 2019, todas as viagens, independentemente da quilometragem, passaram a ser avaliadas:
Quantidade de motoristas | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 | Nova Lima (MG) | Parauapebas (PA) | Consolidado (2019) |
---|---|---|---|---|
Contratados | 360 | 124 | 30 | 124 |
Avaliados | 350 | 112 | 29 | 112 |
Meta (90%) | 97,22% | 90,32% | 96,66% | 90,32% |
Distância monitorada (em km) | 180.000 | 96.000 | 55.000 | 331.000 |
Essa iniciativa monitora a temperatura nos sistemas de freio dos veículos pesados em declives considerados críticos. As aferições são feitas com o caminhão carregado e em atividade, escolhido aleatoriamente, monitorado no mínimo uma vez durante o turno de trabalho, obedecendo às condições de segurança da via e do responsável pelo trabalho.
Caso o resultado seja igual ou superior a 70°C, o equipamento é paralisado por 30 minutos e, neste período, é solicitada a presença do instrutor de operação para avaliação da operação do condutor.
Monitoramento de temperatura (cubo/rodas/pneu) | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 | Nova Lima (MG) | Parauapebas (PA) |
---|---|---|---|
Avaliados | 2700 | 454 | 30 |
Abaixo de 70° (aprovados) | 2685 | 450 | 29 |
Acima de 70° (reprovados) | 15 | 4 | 1 |
Programa voltado para o controle de fadiga por sono. Ao longo dos acessos das obras, são estabelecidos postos de parada, permitindo ao motorista quebrar a rotina e utilizar seu direito de recusa, caso se sinta incapacitado para dar continuidade ao trabalho por cansaço. Nesta parada, o motorista faz uma pequena caminhada, pode beber água ou tomar um café.
Descrição | Conceição do Mato Dentro (MG) - Obra 1 | Nova Lima (MG) | Parauapebas (PA) |
---|---|---|---|
Quantidade de operadores/motoristas avaliados (teste de fadiga) | 2700 | 454 | 30 |
As comissões formais de saúde e segurança são compostas por representantes dos colaboradores e representantes da direção, sendo uma comissão em cada unidade. Os grupos colocam em prática o princípio Ponta é Centro, favorecendo a troca de experiências e conhecimento entre obras, entre obra e Sede e entre setores.
As equipes promovem o engajamento dos colaboradores na prevenção de acidentes e das doenças decorrentes do trabalho, seguindo cronogramas de agendamento e mapeamento de ações para prevenção, identificação, monitoramento e correção de desvios.
O percentual de membros da empresa nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) é estabelecido pela Norma Regulamentadora 05 (NR05).
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)
Em 2019, a Sipat foi realizada em todas as obras e na sede da Barbosa Mello, com enfoque na conscientização para prevenção de perdas e envolvimento de todos os colaboradores em ações lúdicas e informativas.
Premiação interna anual para as equipes que se destacaram com as melhores práticas em Saúde e Segurança Ocupacional e Meio Ambiente (SSMA) na Sede e obras. Assim como o Equipe Segura, o Prêmio reforça os valores trazidos por Engenharia de Gente.
Os riscos associados às atividades da Barbosa Mello e ao seu setor de atuação foram mapeados pelos gestores de processos, com o apoio da área de Compliance, e os principais dizem respeito a:
Também foram contempladas análises críticas de Qualidade, Saúde e Segurança e Meio Ambiente – fatores intrínsecos à natureza do negócio da construção pesada.
Em 2019, aprimoramos a gestão de riscos, fortalecendo a avaliação dos empreendimentos. Tendo em vista a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/18), foi constituído um Comitê de Segurança da Informação e Privacidade de Dados. Ao longo do ano, o grupo multidisciplinar se reuniu para avaliar os requisitos da legislação e impactos na CBM e para definir ações para mitigação de possíveis riscos.
No quarto trimestre, ocorreu mais uma auditoria interna do SGCA, integrada ao Sistema de Gestão de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (SGQSMS), com base nas normas ISO 37001:2016 e ISO 19600:2014 e em aspectos econômico-financeiros. A avaliação possibilitou a otimização de todos os processos e o desempenho dos Sistemas de Gestão foi considerado excelente em todos os sites.
A prática promove a gestão sistêmica dos resultados da empresa, permitindo a construção de indicadores que agregam valor para o negócio e auxiliam na tomada de decisão, fatores fundamentais à Excelência Operacional.
Oferecemos um Canal de Denúncias para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas que violem nosso Código de Ética e Conduta, os requisitos legais ou os dos clientes. O canal está disponível a todas as partes interessadas que se relacionam com a empresa: clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, governos e sociedade. As denúncias são recebidas, registradas e analisadas com apoio de uma empresa especializada e independente. Temos como diretriz garantir o sigilo dos denunciantes e a não retaliação àqueles que realizam denúncias de boa-fé.
De forma preventiva e em consonância com aspectos do princípio Engenharia de Gente – como o trabalho em redes de aprendizado técnico e comportamental, protagonismo e sendo de urgência –, promovemos planos de desenvolvimento individual e campanhas de reforço sobre o tema, em todos os nossos sites, vinculando o assunto aos princípios e diretrizes do Código de Ética e Conduta da CBM.
Essa rede de engajamento de colaboradores vai amadurecendo o protagonismo de cada um na consolidação de resultados, da imagem e do futuro da empresa, premissas originárias da Ponta é Centro.
Em 2019, recebemos e apuramos 164 relatos no Canal de Denúncias.
Realizar entregas de qualidade, no prazo e com segurança é o compromisso que nos move. Todos os dias nos dedicamos cada vez mais para fazer o melhor, conquistando o reconhecimento de clientes e da sociedade, em geral.
da Rede Brasil do Pacto Global, uma iniciativa da ONU.
AccuGrade, tecnologia adotada para automação em obra da em Conceição do Mato Dentro, foi vencedora na categoria Segurança de Máquina e Equipamentos.
Consórcio HTBM foi reconhecido pelo trabalho de ampliação e modernização do Porto Alegre Airport.
critério foi receita bruta das empresas 2018.
na dimensão Pessoas pelo anuário Época Negócios 360°.
Recomendação
ISO 45001
Saúde e Segurança
Ocupacional: empresa
teve nota de excelência
para a documentação
apresentada
Manutenção do atestado de conformidade de Compliance (ISO 19600)
e antissuborno (ISO 37001)
ISO 9001:2015
Sistema de Gestão da
Qualidade
PBQP-H
Sistema de Acreditação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (no escopo de Obras Viárias, Saneamento Básico e Obras de Arte Especiais)
ISO 14001:2015
Gestão Ambiental
O princípio Excelência Operacional também é parte integrante de outras iniciativas.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.