Transformação Digital

Transformação digital é ser protagonista em novas formas de pensar e implementar soluções para os clientes e para a excelência do nosso negócio.

O princípio da Excelência Operacional abarca iniciativas voltadas a:

  • Padronizar a operação e a gestão, privilegiando soluções ágeis e simples;
  • Fomentar rituais de gestão para engajamento e produtividade do time;
  • Gerir de forma sistêmica indicadores que agregam valor para o negócio e auxiliam na tomada de decisões;
  • Incentivar o protagonismo das lideranças na gestão preventiva e na análise de tendências;
  • Simplificar, automatizar e integrar projetos, trazendo ganhos de produtividade, aplicando tecnologias diversas e envolvendo a ponta dos processos.  

EQUIPAMENTOS NÃO TRIPULADOS

Diante da necessidade adotar novos padrões de segurança em obras do setor minerário, a Construtora Barbosa Mello recebeu um convite desafiador: desenvolver nova metodologia para a execução de serviços de engenharia em áreas de risco à vida ou que não poderiam contar com a presença humana.

 

Essa demanda acelerou as pesquisas e o investimento da empresa em equipamentos não tripulados, combinando, de forma pioneira, o uso de drones de alta precisão; automação de sistemas por meio de sensores IoT (Internet das Coisas) e engenharia virtual; implantação de redes de internet com maior estabilidade, as redes mesh; e operação de equipamentos por controle remoto. Coube à Barbosa Mello transformar tais recursos em uma metodologia executiva de engenharia, com novos processos e pessoas capacitadas.

O desenvolvimento exigiu um esforço conjunto de uma equipe multidisciplinar, que acompanhou cada detalhe para garantir que as pessoas certas estivessem sempre no lugar certo. Veja os detalhes desse processo em Ponta é Centro.

 

Também foi necessário revisitar uma série de padrões para garantir o melhor desempenho e a segurança. Revisamos indicadores de execução das obras e de controle dos equipamentos, padrões de atendimento dos serviços de TI e Segurança da Informação, planos de manutenção de equipamentos e planos de resgate, em caso de defeito em área crítica.

 

As entregas foram feitas em ondas e de maneira incremental, seguindo os princípios das metodologias ágeis trazidos com o Inova CBM. Cada passo foi documentado para permitir que o know how seja aplicado em novos projetos. 

 

  • Atualmente, nossa frota de equipamentos não tripulados é composta por:
  • 9 caminhões rodoviários;
  • 3 escavadeiras;
  • 1 carregadeira;
  • 2 motoniveladoras;
  • 2 tratores de esteira.

MARÇO DE 2019:

concepção do projeto.

JULHO DE 2019:

testes com carregadeira e escavadeira.

SETEMBRO DE 2019:

testes com trator de esteira e carregadeira.

DEZEMBRO DE 2019:

todo o conjunto dos equipamentos estava desenvolvido, em fase de testes de campo e capacitação das equipes.

2020:

execução de obras e conquista de novos projetos devido à tecnologia.

Mais segurança

O projeto coloca em prática o princípio Excelência Operacional, ao trazer ganhos de produtividade e oferecer padrões de operação com agilidade e simplificação. A solução também está alinhada ao Crescimento Sustentável, tendo como direcionadores a proteção da vida do colaborador, a gestão de riscos e ainda a ampliação da possibilidade comercial da empresa com a conquista de novos contratos devido ao uso da tecnologia.
  • Operação de veículos pesados a partir de Centro de Controle de Operações Remotas, localizado em até 1 km de distância do local da obra;
  • Uso de câmeras outdoor conectadas à internet permite gestão da segurança em tempo real; 
  • Implementação de novos padrões de segurança do trabalho e controle de acesso à obra.

Reconhecimento

Além de fortalecer a cultura de transformação, o projeto evidenciou para o mercado a competência da CBM em atuar de maneira ativa na jornada de inovação do setor da construção. O trabalho foi reconhecido na categoria Soluções Construtivas pelo Prêmio InovaInfra 2020, da revista O Empreiteiro. Também fomos convidados a participar de painéis nos principais eventos do setor relacionados à inovação:

  • Smart.Con (Construction of Tomorrow – Technology & Innovation – painel Smart. Infraestructure)
  • Concrete Show (Future Build – painel Tecnologias Disruptivas) 
Equipe do Núcleo BIM CBM

BIM

No último ano, a implantação do BIM (Building Information Modeling), sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, nas obras da CBM foram aceleradas.  A partir dessa metodologia de trabalho, é possível obter informações aprofundadas sobre cada detalhe do projeto, de modo a permitir a representação digital da construção. Esse modelo virtual contém todas as informações do ciclo de vida de uma construção, desde sua concepção, construção e operação. As informações do modelo BIM permitem uma maior acuracidade na extração dos quantitativos de obras e a conexão com o cronograma de obra permite a visualização da construção digital ao longo do tempo (Planejamento 4D), de forma a identificar potenciais riscos e oportunidades de maneira antecipada. 

Destaques da jornada

– Agosto de 2019: implementação de Núcleo BIM. 

– Adoção da filosofia ágil para construção da Jornada BIM CBM, com foco na geração de valor com a implantação da metodologia. Rotina de entregas mensais: planejamento, controle, 4D e medições de contrato.

– Conexão do Núcleo BIM com Núcleo Analytics, da Barbosa Mello, para exploração de toda a informação presente no modelo.

– Início da Jornada de Geração das Medições a partir do modelo BIM.

– Registro de todos os procedimentos adotados. A gestão do conhecimento de forma estratégica facilita tanto o aprendizado quando a aplicação do know-how adquirido.

 

A vantagem de ter todos os dados em uma mesma plataforma é poder acompanhar a atualização das obras em tempo real, com a visualização do fluxo de trabalho. O modelo também colabora para a avaliação de possíveis cenários diferentes, a previsão de conflitos entre projetos e permite a consulta simultânea de diversos profissionais, como engenheiros, arquitetos e responsáveis pela compra de suprimentos. Tudo isso garante mais precisão e agilidade na execução, além de fomentar processos colaborativos entre as equipes, reforçando o princípio Ponta é Centro .

Agilidade nos processos internos

A digitalização e automação também têm contribuído para processos de seleção e registro de dados de colaboradores. É o Projeto Mobilização. O Portal de Currículos e Chatbot são algumas das iniciativas. Veja a seguir um pouco sobre essas soluções e confira outras em Engenharia de Gente.
CBM utilizou design thinking para reestruturar o processo de mobilização de pessoal

CHATBOT

Outra iniciativa que conecta e simplifica a comunicação entre a CBM e candidatos a vagas é o Chatbot, plataforma de atendimento virtual lançada no início de 2020. Por meio dela, o profissional entra em contato com a empresa pelo aplicativo de mensagens Whatsapp. Um robô interage com o candidato e, a partir de perguntas simples, registra informações-chave na base de dados de nosso Portal de Currículos. A iniciativa torna as candidaturas mais democráticas, tendo em vista a pouca familiaridade de alguns interessados com sites de divulgação de vagas.

PASSO 1
Formação de Squad, com participação de profissionais de TI, RH, consultores, lideranças corporativas e colaboradores operacionais.

PASSO 2
Jornada de cocriação. A
partir de pesquisas qualitativas e quantitativas, buscou-se entender a perspectiva do candidato.

PASSO 3
Desenvolvimento da plataforma de mobilização de pessoal, composta por Portal de Currículos integrado a um Chatbot no WhatsApp.

Flexibilidade, escalabilidade, simplicidade e agilidade na seleção

Redução de 9 para 2 dias úteis no processo, desde o cadastramento até a seleção do candidato;

Redução de 40% dos recursos destinados a esse processo;

Melhor planejamento de vagas e cumprimento dos prazos de mobilização junto aos clientes;

Plataforma replicável e escalável para diferentes contextos da construção pesada.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GANHOS

PASSO 1

Formação de Squad, com participação de profissionais de TI, RH, consultores, lideranças corporativas e colaboradores operacionais.

PASSO 2

Jornada de cocriação. A partir de pesquisas qualitativas e quantitativas, buscou-se entender a perspectiva do candidato.

PASSO 3

Desenvolvimento da plataforma de mobilização de pessoal, composta por Portal de Currículos integrado a um Chatbot no WhatsApp.

Flexibilidade, escalabilidade, simplicidade e agilidade na seleção

Redução de 9 para 2 dias úteis no processo, desde o cadastramento até a seleção do candidato;

Redução de 40% dos recursos destinados a esse processo;

Melhor planejamento de vagas e cumprimento dos prazos de mobilização junto aos clientes;

Plataforma replicável e escalável para diferentes contextos da construção pesada.

PORTAL DE CURRÍCULOS

Com o intuito de otimizar a seleção de candidatos e facilitar o acesso às vagas, lançamos em 2019 nosso Portal de Currículos. O site é voltado para os interessados em vagas operacionais, como motoristas, pedreiros e serventes, e utiliza linguagem simples e amigável. 

 

Além de construir uma ponte entre a Barbosa Mello e potenciais colaboradores, o Portal possibilita instrumentalizar saltos de produtividade. Em uma grande mobilização, por exemplo, a equipe de Recursos Humanos chega a receber mais de 5 mil currículos em papel. Todo esse material tinha que passar por uma separação manual para análise. Com a centralização da documentação no Portal, é possível acessar o cadastro dos interessados em tempo real, criar filtros por profissão e região, por exemplo. 

 

Atualmente, o banco possui mais de 35 mil candidatos cadastrados e recebe, em média, 7 mil novos currículos por mês.

O Portal de Currículos e o Chatbot são soluções de tecnologia aplicadas à eficiência da operação. Além de simplificarem processos e colaborarem para a eficiência das pessoas, aspectos da Transformação Digital, eles padronizam, integram e automatizam processos, trazendo avanços para a Excelência Operacional. A comunicação fica mais clara e dinâmica, reforçando o pilar Engenharia de Gente. As tecnologias ainda apoiam a construção de legado nas comunidades em que atuamos, fomentando o Crescimento Sustentável.

INOVA CBM É TRANSVERSALIDADE

O princípio Transformação Digital também é parte integrante de outras iniciativas. 

  • O Comitê de Ética tem buscado novas formas de pensar e fazer, a partir de equipes multidisciplinares. As soluções têm como foco a eficiência de pessoas e processos. Veja em Crescimento Sustentável .
  • Novas formas de pensar e fazer também são direcionadores dos Squads, equipes multidisciplinares que buscam soluções sistêmicas. Veja em Engenharia de Gente;
  • Nossa Política de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde valoriza a busca de soluções de forma conjunta e assegura a disponibilidade de máquinas, equipamentos e instalações. Confira em Excelência Operacional;
  • A busca por tecnologias que contribuam com a eficiência das pessoas e da produtividade das obras também é aspecto importante de nossos Programas de Segurança, detalhados em Excelência Operacional.