PONTA É CENTRO

Ponta é centro é conectar as pessoas em rede, com visão do todo e atuação sistêmica. É uma rede dinâmica e engajada com a cultura e os princípios. 

Ponta é Centro fortalece a evolução da nossa arquitetura organizacional para trabalharmos em redes de conhecimento. Nesse contexto, os colaboradores assumem o papel de protagonistas da cultura e do futuro. O princípio visa a incentivar: 

  • Troca de experiências e conhecimento entre as obras, entre obra e Sede, e entre setores; 
  • Desenvolvimento de soluções criadas a quatro mãos: obra e corporativo;
  • Conexão com o mercado: fornecedores, clientes, comunidade, parceiros e instituições de pesquisa e ensino;
  • Comunicação ativa e integrada.
  • Criação e fortalecimento de uma rede de engajamento, com foco na consolidação de resultados e da imagem.

O princípio Ponta é Centro permeia todas as iniciativas apresentadas neste relatório. Ele está nas soluções desenvolvidas a quatro mãos, na construção coletiva, na integração das áreas, na rede de engajamento. A seguir, listamos iniciativas que se alicerçam neste pilar e são perpassadas por ele:

PROGRAMAS DE SEGURANÇA

Nossos programas voltados à segurança dos colaboradores incentivam a criação de redes de transferência, conhecimento e fomentam a comunicação ativa e integrada. Ao adotarem boas práticas e compartilharem de forma dinâmica, os profissionais também assumem o papel de protagonistas na construção de resultados e da imagem da Barbosa Mello. Veja os detalhes em Excelência Operacional.

NOVA SEDE

A mudança para um novo escritório sem barreiras físicas entre setores também impulsionou o princípio Ponta é Centro. A proximidade entre as áreas tem facilitado as conexões em rede, a troca de informações e, claro, a construção de soluções criativas e inovadoras. Conheça outros ganhos desse modelo de trabalho em Engenharia de Gente.

BUSINESS PARTNER

A criação da função Business Partner (BP) tem favorecido a construção de soluções a quatro mãos. Por atuar como um consultor interno nas obras, o profissional faz a ponte entre as necessidades de campo e a cultura corporativa. Conheça o ciclo de atuação dos BPs em Engenharia de Gente.

INOVA2030 – JOVENS INOVADORES

No Programa Inova2030, construímos redes internas de aprendizado, com a formação de equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de um projeto único, e externas, por meio do contato com empresas participantes da Rede Brasil do Pacto Global.

 

A equipe CBM, por exemplo, assumiu o desafio de estruturar o Programa de Formação de Pessoas. Nessa empreitada, contamos com a dedicação de representantes das áreas de Operações, Comercial, Comunicação e Sustentabilidade. Os resultados integram o legado que buscamos construir nas comunidades em que atuamos. Vale conferir os detalhes dessa jornada em Crescimento Sustentável

PROGRAMA REQ TO PAY

Para o Programa Req to Pay, integramos diferentes áreas no redesenho de processos com foco em identificar riscos e mitigá-los adequadamente, além de analisar os gargalos e revisar atividades, possibilitando agregar valor ao negócio. Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da operação das áreas corporativas, revisou etapas desde a requisição de um item ao seu pagamento. Os esforços resultaram na automatização, até o momento, de 12 processos, trazendo ganhos de agilidade, na rastreabilidade e confiabilidade, aumentando também os níveis de governança destes processos.   A rede de engajamento formada pelos colaboradores, com foco na consolidação de resultados e da imagem CBM, e o papel protagonista na cultura e futuro da empresa são pontos importantes do projeto. Saiba mais sobre ele em Excelência Operacional.

PORTAL DE CURRÍCULOS E CHATBOT

Atentos à necessidade de selecionar candidatos com qualidade e rapidez para as obras e obter saltos de produtividade em processos internos, lançamos o Portal de Currículos, site voltado para o cadastro de vagas operacionais, e o Chatbot, plataforma de atendimento virtual pela qual o profissional entra em contato com a empresa pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

 

As soluções foram desenvolvidas a quatro mãos: obra e corporativo; e integram o Projeto Mobilização (veja mais em Engenharia de Gente). Para o desenvolvimento dos projetos, formamos um time autônomo, composto por equipes de obras e lideranças corporativas. Nessa jornada, unimos as expertises de jovens programadores, consultores de design thinking e de User Experience com candidatos reais. Buscamos compreender a perspectiva do candidato por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas.

 

As propostas ainda estão fortemente atreladas à Transformação Digital, Excelência Operacional, Engenharia de Gente, e Crescimento Sustentável

EQUIPAMENTOS NÃO TRIPULADOS

A construção a quatro mãos foi marca registrada do projeto de equipamentos não tripulados. Uma equipe multidisciplinar – composta por profissionais da operação, manutenção de equipamentos, TI, RH, Inovação e Gestão da Mudança – se empenhou para aliar o conhecimento técnico de quem tinha mais tempo de casa ao olhar dos mais jovens. Ao longo do desenvolvimento da metodologia, foram promovidos workshops, encontros com lideranças e dinâmicas com encarregados para aproximar todas as partes envolvidas.

Como resultados, temos maior segurança dos profissionais e também o reconhecimento do cliente.

Gente certa, no lugar certo

Mais do que criar a tecnologia para os equipamentos não tripulados (veja mais em Transformação Digital), era preciso que as pessoas estivessem cientes dos objetivos do projeto, se engajassem e tivessem a mente aberta para novas formas de pensar e fazer, garantindo a transversalidade e o sucesso da proposta.

 

Com base no princípio Engenharia de Gente, o processo foi feito por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da operação, manutenção de equipamentos, TI, RH, Inovação e Gestão da Mudança. O foco do trabalho era aliar o conhecimento técnico de profissionais com mais tempo de casa com o olhar dos colaboradores mais jovens.

Na área operacional, foram mapeados profissionais que desejavam participar do desafio e tinham o perfil comportamental e técnico necessário para as novas funções, como operador de equipamento não tripulado, piloto de drone e modelador BIM, com sistema de automação de máquinas. Uma comunicação clara e um diálogo efetivo foram fundamentais para mostrar que a tecnologia ofereceria novas oportunidades de desenvolvimento e segurança e que não representava uma ameaça ao emprego. Analistas Business Partners e a equipe de Gestão da Mudança procuraram fortalecer essa troca e esclarecer dúvidas. 

 

Ao longo da elaboração da tecnologia e do desenvolvimento da equipe foram promovidos workshops, encontros com lideranças e dinâmicas com encarregados para aproximar todas as partes envolvidas. Também estruturamos uma escola de formação para motoristas e operadores.

 

Os esforços resultaram na formação de mão de obra qualificada e engajada:

19

engenheiros, encarregados e técnicos treinados pela nova metodologia executiva

23

motoristas e operadores capacitados para comandar os equipamentos durante o ano de 2019. Nova turma já em capacitação em 2020

5

analistas das equipes de apoio (Administrativo, RH, Segurança do Trabalho e TI) envolvidos no projeto

BIM

O projeto BIM (Building Information Modeling), evidencia a importância das conexões em rede, bem como a visão do todo e atuação sistêmica. A iniciativa é um exemplo claro de solução desenvolvida a quatro mãos: obra e corporativo. A parceria do Núcleo BIM com o Núcleo Analytics, a reunião de dados aprofundados de cada parte do projeto em uma única plataforma e a possibilidade de consultas simultâneas e em tempo real fomentam processos colaborativos, bem como a comunicação ativa e integrada. Veja mais detalhes em Transformação Digital.

Varal da Integridade auxilia na disseminação dos temas de Compliance nas
obras

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE COMPLIANCE

Como parte de um processo de melhoria contínua, em 2019, lançamos o Programa de Formação de Agentes de Compliance, capacitando uma equipe por obra para reforçar a disseminação da cultura da conformidade até o campo. Os agentes ajudam a identificar pontos de melhoria, orientam o acesso ao Código de Ética e Conduta e ministram treinamentos. Uma vez por mês, a equipe se reúne para verificar o andamento de um checklist de ações pré-definidas.

 

A iniciativa está alicerçada nos princípios Ponta é Centro, entendendo o protagonismo de todos os colaboradores dos canteiros no alcance de bons resultados de integridade; Crescimento Sustentável, incentivando a atitude ética e a gestão de riscos de compliance e antissuborno; e Engenharia de Gente, fomentando o trabalho em rede e as habilidades de compartilhamento e mentoria na formação de pessoas.

CANAL DE DENÚNCIA

Por meio de nosso Canal de Denúncia, formamos uma rede de cuidado em torno da imagem e futuro da empresa, preservando comportamentos éticos, a cultura CBM e a reputação da construtora. Todas as partes interessadas que se relacionam com a empresa podem registrar queixas, que são recebidas e analisadas com o apoio de uma empresa especializada e independente, com total sigilo. Conheça o processo completo em Excelência Operacional. Paralelamente, promovemos junto aos nossos colaboradores planos de desenvolvimento e campanhas de reforço do tema, ativando redes de aprendizado técnico e comportamental, aspectos importantes também para Engenharia de Gente.