Transformação digital é ser protagonista em novas formas de pensar e implementar soluções para os clientes e para a excelência do nosso negócio.
O princípio da Excelência Operacional abarca iniciativas voltadas a:
Diante da necessidade adotar novos padrões de segurança em obras do setor minerário, a Construtora Barbosa Mello recebeu um convite desafiador: desenvolver nova metodologia para a execução de serviços de engenharia em áreas de risco à vida ou que não poderiam contar com a presença humana.
Essa demanda acelerou as pesquisas e o investimento da empresa em equipamentos não tripulados, combinando, de forma pioneira, o uso de drones de alta precisão; automação de sistemas por meio de sensores IoT (Internet das Coisas) e engenharia virtual; implantação de redes de internet com maior estabilidade, as redes mesh; e operação de equipamentos por controle remoto. Coube à Barbosa Mello transformar tais recursos em uma metodologia executiva de engenharia, com novos processos e pessoas capacitadas.
O desenvolvimento exigiu um esforço conjunto de uma equipe multidisciplinar, que acompanhou cada detalhe para garantir que as pessoas certas estivessem sempre no lugar certo. Veja os detalhes desse processo em Ponta é Centro.
Também foi necessário revisitar uma série de padrões para garantir o melhor desempenho e a segurança. Revisamos indicadores de execução das obras e de controle dos equipamentos, padrões de atendimento dos serviços de TI e Segurança da Informação, planos de manutenção de equipamentos e planos de resgate, em caso de defeito em área crítica.
As entregas foram feitas em ondas e de maneira incremental, seguindo os princípios das metodologias ágeis trazidos com o Inova CBM. Cada passo foi documentado para permitir que o know how seja aplicado em novos projetos.
concepção do projeto.
testes com carregadeira e escavadeira.
testes com trator de esteira e carregadeira.
todo o conjunto dos equipamentos estava desenvolvido, em fase de testes de campo e capacitação das equipes.
execução de obras e conquista de novos projetos devido à tecnologia.
Mais segurança
Reconhecimento
Além de fortalecer a cultura de transformação, o projeto evidenciou para o mercado a competência da CBM em atuar de maneira ativa na jornada de inovação do setor da construção. O trabalho foi reconhecido na categoria Soluções Construtivas pelo Prêmio InovaInfra 2020, da revista O Empreiteiro. Também fomos convidados a participar de painéis nos principais eventos do setor relacionados à inovação:
No último ano, a implantação do BIM (Building Information Modeling), sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, nas obras da CBM foram aceleradas. A partir dessa metodologia de trabalho, é possível obter informações aprofundadas sobre cada detalhe do projeto, de modo a permitir a representação digital da construção. Esse modelo virtual contém todas as informações do ciclo de vida de uma construção, desde sua concepção, construção e operação. As informações do modelo BIM permitem uma maior acuracidade na extração dos quantitativos de obras e a conexão com o cronograma de obra permite a visualização da construção digital ao longo do tempo (Planejamento 4D), de forma a identificar potenciais riscos e oportunidades de maneira antecipada.
Destaques da jornada
– Agosto de 2019: implementação de Núcleo BIM.
– Adoção da filosofia ágil para construção da Jornada BIM CBM, com foco na geração de valor com a implantação da metodologia. Rotina de entregas mensais: planejamento, controle, 4D e medições de contrato.
– Conexão do Núcleo BIM com Núcleo Analytics, da Barbosa Mello, para exploração de toda a informação presente no modelo.
– Início da Jornada de Geração das Medições a partir do modelo BIM.
– Registro de todos os procedimentos adotados. A gestão do conhecimento de forma estratégica facilita tanto o aprendizado quando a aplicação do know-how adquirido.
A vantagem de ter todos os dados em uma mesma plataforma é poder acompanhar a atualização das obras em tempo real, com a visualização do fluxo de trabalho. O modelo também colabora para a avaliação de possíveis cenários diferentes, a previsão de conflitos entre projetos e permite a consulta simultânea de diversos profissionais, como engenheiros, arquitetos e responsáveis pela compra de suprimentos. Tudo isso garante mais precisão e agilidade na execução, além de fomentar processos colaborativos entre as equipes, reforçando o princípio Ponta é Centro .
Outra iniciativa que conecta e simplifica a comunicação entre a CBM e candidatos a vagas é o Chatbot, plataforma de atendimento virtual lançada no início de 2020. Por meio dela, o profissional entra em contato com a empresa pelo aplicativo de mensagens Whatsapp. Um robô interage com o candidato e, a partir de perguntas simples, registra informações-chave na base de dados de nosso Portal de Currículos. A iniciativa torna as candidaturas mais democráticas, tendo em vista a pouca familiaridade de alguns interessados com sites de divulgação de vagas.
PASSO 1
Formação de Squad, com participação de profissionais de TI, RH, consultores, lideranças corporativas e colaboradores operacionais.
PASSO 2
Jornada de cocriação. A
partir de pesquisas qualitativas e quantitativas, buscou-se entender a perspectiva do candidato.
PASSO 3
Desenvolvimento da plataforma de mobilização de pessoal, composta por Portal de Currículos integrado a um Chatbot no WhatsApp.
Flexibilidade, escalabilidade, simplicidade e agilidade na seleção
Redução de 9 para 2 dias úteis no processo, desde o cadastramento até a seleção do candidato;
Redução de 40% dos recursos destinados a esse processo;
Melhor planejamento de vagas e cumprimento dos prazos de mobilização junto aos clientes;
Plataforma replicável e escalável para diferentes contextos da construção pesada.
Redução de 9 para 2 dias úteis no processo, desde o cadastramento até a seleção do candidato;
Redução de 40% dos recursos destinados a esse processo;
Melhor planejamento de vagas e cumprimento dos prazos de mobilização junto aos clientes;
Plataforma replicável e escalável para diferentes contextos da construção pesada.
Com o intuito de otimizar a seleção de candidatos e facilitar o acesso às vagas, lançamos em 2019 nosso Portal de Currículos. O site é voltado para os interessados em vagas operacionais, como motoristas, pedreiros e serventes, e utiliza linguagem simples e amigável.
Além de construir uma ponte entre a Barbosa Mello e potenciais colaboradores, o Portal possibilita instrumentalizar saltos de produtividade. Em uma grande mobilização, por exemplo, a equipe de Recursos Humanos chega a receber mais de 5 mil currículos em papel. Todo esse material tinha que passar por uma separação manual para análise. Com a centralização da documentação no Portal, é possível acessar o cadastro dos interessados em tempo real, criar filtros por profissão e região, por exemplo.
Atualmente, o banco possui mais de 35 mil candidatos cadastrados e recebe, em média, 7 mil novos currículos por mês.
O princípio Transformação Digital também é parte integrante de outras iniciativas.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.